2 anos, 10 meses e 21 dias em Nova York

Intercâmbio

Há todo esse tempão atrás eu tomei a maior decisão da minha vida e mudei para Nova York. Quem não conhece a minha história vou brevemente me apresentar: sou Bruna Calheiros, conhecida por aqui como Baunilha, paulistana, 27 anos, loirinha, baixinha e com muita vontade de viver o mundo. Me formei em publicidade pela ESPM, trabalhei em agências, me envolvi com blogs desde sempre, criei o Smelly Cat e tive um programa na MTV. Tudo isso parece quase que outra vida já…

Vim de férias para Nova York em algum momento de Setembro de 2009 e me apaixonei pela cidade. Sempre quis fazer intercâmbio, desde adolescente… Lembro que eu e uma amiga minha comprávamos livros sobre intercâmbio e ficávamos fazendo planos mirabolantes de como seria nossa vida em outro país. Meus pais nunca me acharam “madura” o suficiente (e hoje em dia, quem é?)… O sonho não saiu dos livros e do papel até 2010 quando, contrariando todos, fiz minhas malas, meus planos, tirei o visto e vim.

A parte mais complicada realmente foi convencer meus pais. Eles se dizem super modernos, mas são ultra corujas. Criaram mil e uma desculpas para fazer eu mudar de ideia. E, se eu não tivesse tão decidida como eu estava, eu provavelmente teria voltado atrás. Eu estava com 20 e muitos poucos anos e já estava vivendo a vida com stress: trabalhando em agência, trabalhando na MTV, blogando, com pouco tempo para amigos e namorado e, no final de tudo isso, levei um super susto em um arrastão no Frans Café onde escrevia o roteiro do SmellyCast. O que foi basicamente a gota d’água para mim… Eu precisava sair de São Paulo e desacelerar minha vida. Mudar meu foco antes que eu ficasse louca…

Não que mudar para Nova York fosse desacelerar nada, pelo contrário… A Big Apple é quase que como uma mãe-inspiradora para nossa maior metrópole. Mas voltar a estudar me daria a chance de voltar a apreciar novamente a vida e ter esse tempo para mim mesma que eu tanto precisava. E foi assim que eu vim parar aqui em Nova York.

Vários cursos depois, ainda estou aqui… Dessa vez, quase completando o meu mestrado na New York University. Mas não é apenas de estudo que gira a minha vida. Muitas viagens, passeios, peças e eventos também. Quando me mudei para cá, aliás, antes de me mudar, eu havia começado um trabalho super gostoso de escrever sobre minha experiência no blog Embaixador STB. Nesse tempo eu aprendei a não cair mais no esquema de escola-cinema-clube-televisão. Me aventurei mais, explorei mais, viajei mais, curti mais. Foi uma mudança de vida totalmente para melhor. Eu adorei participar do projeto tanto que, quando me cortaram da equipe por conta de redução de verba, eu fiquei super chateada em não continuar. Havia uma comunidade de jovens super bacana que eu tinha bastante contato por comentários e emails, e eu percebi que minhas dicas e respostas faziam a diferença para essa galera já que, um dia, eu também estive nessa posição e tive que me virar sozinha. Além disso, eu adoro dar dicas sobre Nova York! Isso me faz, como eu já disse, sair mais! Mas também tenho muita satisfação em saber que alguém se divertiu depois de ir em um lugar que eu indiquei.

E é por isso mesmo que eu estou criando esse blog aqui. Não se prendendo apenas à Nova York, mas outras viagens que eu fizer por aqui também. Mas quero contar bastante com a colaboração dos leitores, para saber que tipo de dúvidas o pessoal está tendo e eu poder ajudar no que puder com a minha experiência como intercambista.

P.S.: coloquei esse vídeo – que eu amo de paixão – sobre NY nesse post inicial. Se você olhar de pertinho, no minuto 2:51 eu apareço! :)

50 Comments Write a comment

Designer interativa, publicitária por formação e jornalista por vocação, Bruna Calheiros mudou para Nova York para fazer seu mestrado em Interactive Telecommunication pela Universidade de Nova York (Tisch-NYU). Hoje trabalha como UX Designer na Estée Lauder e sua paixão é viajar pelo mundo nas horas vagas.

50 Comments

  • Oct February 7, 2013

    :D

  • Ana Luiza Braga February 7, 2013

    Adorava seus posts no blog da STB e com certeza vou acompanhar esse novo blog. Durante esse tempo que vc escreveu lá, tive a oportunidade de ir pra NY 2 vezes e suas dicas me ajudaram muito!

    Sou apaixonada por Ny e pretendo, um dia, estudar design aí na Big Apple.

    Obrigada por compartilhar suas experiências… e espero um dia poder viver tudo isso! (:

    • Baunilha February 8, 2013

      Obrigada pelo carinho Ana! Ótimo saber que minhas dicas te ajudaram… Se tiver alguma sugestão de posts que você tem curiosidade é só falar! E vem sim estudar aqui, a Parsons e a SVA oferecem cursos super bons na área de design.

      Beijos!

  • Katia February 7, 2013

    Baunilha, sua fofa!!!

    Eu te achei através do “Embaixador STB” e confesso você foi a grande inspiração para o intercâmbio que fiz o Ano Passado (fiquei 28 dias estudando na Kaplan em LA) e depois fiz questão de conhecer NY e usei muitas das suas dicas.
    Inclusive tenho um postal seu de NY, lembra quando vc fez isso??? No meu vc escreveu que fazer um intercâmbio era demais…taí assino embaixo o que vc disse, meu sonho é voltar e passar mais tempo LA, amei aquela cidade e amei NY como jamais imaginei que fosse gostar!!!
    Vou te acompanhar por aqui com ctz!!!
    Sucesso!!!!
    Bjussss

    • Luma February 7, 2013

      Também tenho esse cartão postal!
      Baunilha, pessoas como vc que fazem as coisas com tanto carinho e prazer, só conquistam cada vez mais coisas boas. Nem te conheço, mas sinto que vc é assim.

      Parabéns e sucesso!

      • Baunilha February 8, 2013

        Oi Luma, super obrigada!!!! Amei que você também guardou o cartão postal! Espero que seus votos positivos continuem trazendo coisas boas. O que mais inspira voltar com um blog com dicas é exatamente esse carinho que as leitoras trazem.

        Obrigada de coração!

        Beijos

        • leandro June 12, 2013

          vc tem facebook???

    • Baunilha February 8, 2013

      Que legal que você guardou o postal que eu te mandei, Katia! Fiquei emocionada! Dá próxima vez faz o intercâmbio em outra cidade, tipo… Nova York! Hahahaha, ou São Francisco que é linda! Chegou a conhecer?

      Super obrigada pelo comentário, espero que continue acompanhando e goste do blog!

      Beijos

  • Ivih February 7, 2013

    bau, te conheci no meio da loucura de agência, e tbm fui uma das que ficou surpresa com a sua mudança de vida . Gosto de ler o que vc escreve , pq me remete aos meu vinte poucos anos em que deveria ter feito o que vc fez :)
    Desejo ainda mais sorte e sucesso . Um dia prometo, te quero como guia na Big Apple se vc puder claro.
    Beijos saudosos.
    Ivih

    • Baunilha February 8, 2013

      Ivih,
      Sempre me lembro dos nossos almoços italianos-vegetarianos-prato-feito, super saudades! Você fala que lembra do seus vinte e poucos anos como se tivesse setenta, hahahaha! Ainda dá tempo, mulher… Sempre dá! Te cuida aí e super obrigada por escrever aqui, adorei receber um comentário seu e saber que está acompanhando minha trajetória.
      Beijos!!!

  • Valeria February 7, 2013

    Parabens por mais esse blog,escrevendo sempre de forma simples e incentivando as pessoas,inclusive eu,a sempre lutar e realizar nossos sonhos e desejos.
    Bj
    Tia Valeria

    • Baunilha February 8, 2013

      Obrigada pelo super apoio que você e toda a minha família dá em todos os meus projetos!
      Beijos e saudades

  • Fábio Yabu February 7, 2013

    Caramba, já faz 3 anos, já?!
    daqui a pouco vou estar velho, casado e com uma fi…

    Oh, wait!

    • Baunilha February 8, 2013

      Querido, essa sua fi é a coisa mais linda que eu morro de saudades! Muito sucesso com a volta do Combo Rangers e traz para a ComicCon em Outubro para a gente se ver!

      Beijos

  • Tania February 7, 2013

    Baunilha, Bru, minha Bruneca
    Sua história de vida é linda e verdadeira, vc é muito corajosa.Tenho um ORGULHO imenso de ser sua mãe.Vc é muito batalhadora, largou tudo em casa seu conforto, seus amigos sua família , por seu sonho.Quando tenho muitas saudades de vc , me conforto pensando que vc está fazendo o que gosta e está muito bem aí.
    Parabéns muito sucesso e que Deus continue te abençoando muitoooooooooooooo
    Te Amoooooooooooooooo mamy

    • Baunilha February 8, 2013

      Obrigada mãe! :)
      Agora o próximo passo é conseguir o diploma do mestrado!!!
      Beijos e obrigada por todo o apoio sempre
      Te amo!

  • Mafê February 8, 2013

    Bru,
    Sua linda… lembro da tomada de decisão… e nossa torci muito pra vc!

    E puxa, como o Yabu disse, tudo isso já 3 anos… logo logo eu já estou com filha adolescente terminando o colégio e indo morar fora… OH WAIT! :-)

    Bjs e sucesso pro BLOG

  • Alex Frachetta February 12, 2013

    Parabéns, Baunilha! Eu acredito que você vai fazer mais um projeto sensacional!

    E como você faz tudo isso pelos feedbacks, eu quando estava em NY fui no P.J. Clarke’s, como você recomendou num post! SENSACIONAL!

    • Baunilha February 15, 2013

      Valeu Alex!!! Fiquei super contente de receber seu feedback. :)
      Obrigada pelo comentário, e por passar aqui no blog.
      Beijos!!

  • Rute February 15, 2013

    Bruninha,

    Fico muito feliz com seu sucesso!!! Que Deus continue cuidando de voce!!
    Com certeza voce eh muito especial pra todos nos que torcemos por voce!!

    Grande beijo e muito sucesso!!

    Tia Rute

    • Baunilha March 6, 2013

      Olá Rute,
      Super obrigada mesmo pelos votos de sucesso, espero que o blog ajude muitos a descobrir as maravilhas de NY.
      Beijos!

  • Suely February 26, 2013

    Oi, gostaria de uma informaçao, se possivel…. O meu filho ira’ a New York de Agosto a Outubro, e a minha pergunta é: Seria possivel assistir algumas aulas na faculdade mesmo nao sendo inscrito? Se sim , precisa do visto? Onde e como se informar? Por ex: aonde voce estuda pode fazer ? Porque da pergunta? porque na faculdade do meu filho se pode…Muito obrigada pela atençao

    • Baunilha March 6, 2013

      Olá Suely,
      Na maioria das faculdades só é possível que uma pessoa assista a alguma aula com autorização do professor da sala e se essa pessoa for aluno da faculdade (por exemplo, já faz um curso e quer assistir a uma aula em um outro curso), mas essa pessoa precisa estar inscrita na faculdade. Onde eu estudo (NYU) é assim que funciona e lá também existem cursos “Continuing Education” que são aulas nas faculdades para pessoas que não estão matriculadas, nesse caso, a pessoa paga por apenas aquela aula.
      Espero ter ajudado,
      Continue visitando o blog!

  • Ulisses Gabry March 4, 2013

    Que achado encontrar esse blog… :)

    Serei leitor com toda certeza… E só para completar com os comentários aí em cima, também tenho o seu cartão postal… kkkkk

    Abraços

    • Baunilha March 6, 2013

      Oi Ulisses,
      Que demais que ainda tem o cartão postal! Super super obrigada mesmo por guardar :)
      Continue acompanhando as novidades por aqui e deixando seus comentários!
      Beijos

  • Gabriela Dias March 27, 2013

    Ola Baunilha, acompanho sua historia desde o blog da STB. Tenho uma historia similar a sua, morei em NY upstate ano passado e me apaixonei. Esse ano voltei de ferias e eis que decidi que realmente é la que eu quero morar. Quero fazer um curso de ingles e depois tentar uma pós em Business!! Ja estou pesquisando os cursos preparatorios para TOEFL e um college para a minha pós, vendo a sua história fico curiosa para saber como voce se mantém financeiramente ai em NYC.
    Voce tem alguma bolsa de estudos, estagio? Pois sei que com o visto de estudante nao podemos trabalhar, e tenho medo de chegar ai e passar dificuldades.

    Parabéns pelo seu trabalho,

    Gabriela.

    • Baunilha June 4, 2013

      Olá Gabriela,
      Eu trabalhava para a STB até o ano passado e agora meus pais me ajudam com meus gastos. Bolsas existem mas a grande maioria vai para os americanos e pouquíssimas sobram para os estrangeiros. Mas é possível trabalhar dentro da própria faculdade para ajudar a pagar os estudos!
      Obrigada por visitar o blog e volte sempre!
      Beijos e boa sorte!!

  • Thalita Molina May 27, 2013

    Sempre que me pego com pensamentos de desânimo a respeito do meu sonho, volto no seu blog e leio, leio de novo e isso me impulsiona a continuar. Estou me preparando para mudar para NJ (próx. de NY) para estudar e viver uma experiência diferente, tudo por causa da paixão que nasceu em mim (e no meu marido) depois de uma viagem para NY. Como você, estamos indo de contra ao que muitos falam, persistindo em um sonho nosso e abrindo mão da nossa zona de conforto. Seus posts me dão força e coragem para continuar, acompanho seu blog desde o Embaixadores do STB, agora vi que você finalizou mais uma etapa: O Mestrado. Muitos parabéns para você! Agora tenho uma dúvida, se manter aí é complicado porque não podemos trabalhar enquanto estudamos, o jeito é tentar um trabalho que dê a chance de conquistar um visto de trabalho? Ou existem outras formas? Nas escolas, universidades, podemos fazer algum tipo de trabalho ou é possível ter alguma bolsa para auxiliar os pagamentos nos estudos? Grande Beijo e é muito bom ver você dividindo a experiência e mostrando que é possível alcançar o que se deseja com muita força de vontade. :) Thalita

    • Baunilha June 4, 2013

      Olá Thalita,
      Obrigada pelo seu comentário de coração. É por depoimentos assim que eu continuo fazendo o blog e tentando ajudar outras pessoas a, como eu, realizar o sonho de fazer intercâmbio e morar no exterior. É fácil falar, mas na realidade, você pode imaginar o quão mais complicado é deixar a família e amigos e se aventurar, ainda mais com todas as restrições que como estrangeiros e que o visto nos impõem. Mas eu acredito profundamente que quando a gente quer uma coisa de coração e quando é a coisa certa, o mundo conspira ao nosso favor, né? Eu consegui juntar dinheiro e pegar diversos freelas antes de me mudar, aí o trabalho com a STB caiu dos céus, e quando acabou a minha oportunidade na STB, meus pais me ajudaram a sobreviver por aqui, agora com minha formatura vou procurar um estágio. Na escola também é possível conseguir uma forma de trabalho que ajude a pagar os estudos, mas cada escola é diferente e oferece auxílios e oportunidades diferentes!
      Beijos e boa sorte na sua empreitada!!
      Me mantenha informada! :D

  • leandro June 13, 2013

    vc tem facebook????? assim poderia ser melhor tirar duvidas com vc.

    • Baunilha July 17, 2013

      Olá Leandro,
      Tenho sim: https://www.facebook.com/bauniIha
      Eu recebo muitos emails e mensagens e é difícil responder tudo rapidamente, mas eu sempre respondo quando encontro um tempo livre.
      Beijos!

  • leandro June 13, 2013

    OLÁ baunilha
    EU GOSTARIA DE SABER SE EXISTE INTERCAMBIO DE GRAÇA OU SÓ E PAGO?????

    • Baunilha July 17, 2013

      Olá Leandro,
      Que eu saiba não existe nenhum tipo de intercâmbio “de graça”. Algumas agências de intercâmbio oferecem intercâmbios onde você viaja para um país e trabalha lá durante alguns meses e ganha pelo trabalho (por exemplo trabalha em estações de esqui ou na Disney ou como babysitter), porém você paga toda a viagem e o intercâmbio adiantado e depois ganha dinheiro no trabalho. Procure uma agência de intercâmbio e veja suas opções.
      Beijos

  • leandro June 13, 2013

    MESMO SENDO PAGO EU NÃO PERCOM A MINHA ESPERANÇA CADA VEZ QUE VEM A DUVIDA NA MINHA CABEÇA DE QUE EU NAO VOU CONSEGUIR EU VENHO E LEIO MAIS UMA VEZ E ASSIM POR LONGOS TEMPOS……
    ATÉ QUEM SABE EU CONSIGA FAZER INTERCAMBIO E MORAR NOS EUA.

    • Baunilha July 17, 2013

      Olá Leandro,
      Sim, a esperança é o que nos move e procurar informações e nos planejar é o que faz nossos sonhos virarem realidade. Não desista!
      Beijos

  • Haylla Rigueira July 21, 2013

    Olá Bruna, tudo bem?
    Parabéns pelo blog.
    Quero tirar uma dúvida: Minha mãe quer ir pela primeira vez para EUA, conhecer a Disney. Ela quer ir em Outubro desse ano (2013). Porém, começamos agora a ver a documentação necessárias, já agendei o Passaporte dela para final de julho. Queremos saber se dá tempo suficiente para que o passaporte e visto de turismo estejam prontos até a primeira quinzena de outubro? Obrigada, bjos.

  • Fernanda N December 3, 2013

    oie baunilha… achei muito legal sua história e estou lendo o seu blog atrás de dicas, pois ano que vem eu vou a ny a passeio e quero aproveitar bem a cidade… mas fiquei curiosa pra saber mais de você. achei muito legal que você está estudando na nyu e gostaria de saber se você conseguiu alguma bolsa de estudos e se está trabalhando por aí… tenho muita vontade de morar em los angeles e esta provavelmente será minha segunda viagem aos estados unidos, então já queria me inspirar e fazer as coisas acontecerem, assim como você fez. se não se importar, gostaria de trocar algumas experiências com você por email, pra entender melhor como funciona a questão de vistos de estudos também e o green card… adorei o blog, viu? beijocas =***

    • Baunilha December 23, 2013

      Olá Fernanda,

      Obrigada pelos comentários positivos sobre o blog! Eu juntei bastante dinheiro antes de me mudar para os EUA e meus pais me ajudaram pagando meus estudos. Bolsas para estudantes estrangeiros (ainda mais nas universidades de Nova York!) são bem difíceis de conseguir. A minha bolsa foi super pouca e nem deu muito para o cheiro, meus pais arcaram os gastos! Não existe mágica não, é se planejar, juntar dinheiro e fazer.

      Se essa é a sua vontade, vale a pena começar a pesquisar as faculdades e saber que tipo de bolsas eles oferecem para estudante internacional e as chances de consegui-las. Honestamente, eu não contaria com isso! Seria ótimo receber, mas vá se preparando sempre para o caso de não conseguir bolsa. Eu trabalhei apenas remotamente para o Brasil (como freelancer) e não nos EUA já que como estudante, não é permitido que o estrangeiro trabalhe no país.

      Beijos e boa sorte!

  • Fabio December 15, 2013

    olá Bruna como vai?
    eu adorei seu blog, pois acabei de chegar de NY com minha namorada e estou tentando ler tudo sobre lá, pra tentar entender o que esta havendo comigo. kkkkk nem eu sei ao certo, mas ficamos 1 semana na Times Square, para passeio mesmo, e desde então foram os 7 melhores dias da minha vida. Foram os dias que mais relaxei e não fiquei tenso em minha vida! Minha namorada AMOU TAMBEM NYC! Eu confesso que estou ainda com a cabeça lá, e nao aqui em SP. Fato é que sinto que um pedaço meu esta em NY e NO MINIMO, preciso ir uma vez por ano pra lá. As vezes me pego chorando de saudade de lá (sei que deve parecer estupido, mas sou chorao e sentimental kkkkkk). Claro que eu penso agora em ir pra lá ate mesmo a trabalho, nao sei o que exatamente, mas penso, e com certeza se for com a minha namorada, que é grande parte da minha felicidade. Na sua opiniao voce acha que vale a pena, ou se é apenas muito recente isso em minha mente? Caso ache que valha a pena, o que voce recomendaria fazer?

    MUITO OBRIGADO

    abraços,
    Fabio

    • Baunilha December 23, 2013

      Olá Fabio,

      Sei exatamente o que está sentindo pois essa foi a minha reação depois de visitar NY pela primeira vez. Como eu sempre quis fazer meu mestrado, voltei para o Brasil, planejei muito bem, juntei muito dinheiro durante uns meses e fui com o visto de estudante. O visto de estudante é a forma mais fácil de ficar por um tempo decente morando no exterior. Porém é necessário ter dinheiro separado e ficar um tempinho sem trabalhar (ou trabalhando para o Brasil remotamente, por exemplo).

      Para conseguir um emprego decente nos EUA é muito difícil, mas não é impossível. Depende muito do mercado em que você está. Por exemplo, existe muita procura por pessoas de tecnologia – programadores e desenvolvedores – ou pessoas que trabalham na bolsa de valores, as outras áreas são bem mais difíceis mesmo para americanos, ainda mais para brasileiros.

      Dê mais um tempinho e uma chance ao Brasil e veja se ainda está nessa onda. Pode ser apenas algo passageiro ou não e você pode decidir com a cabeça mais fria.

      Você pode sempre também se programar para visitar a cidade uma vez por ano, como disse! :)

      Abraços,

      Baunilha

  • Giovana December 20, 2013

    Oi baunilha! Meu sonho é fazer um intercâmbio pra NYC! Mas tenho 18 anos e a maioridade ai é de 21, você acha que isso é um problema? Ou vale a pena ir mesmo assim? Você poderia me dar um feedback por email? Queria saber qual região é melhor, o que tem de legal pra fazer na cidade pra quem é de menor, essas coisas :) iria agradecer mto se vc respondesse :D
    p.s: tenho mta duvida entre nyc ou londres, qual vc acha melhor p um intercâmbio de 6 meses? beijão <3

    • Baunilha December 23, 2013

      Olá Giovana,

      A maioridade nos Estados Unidos é de 21 anos, mas isso significa que você só não poderia entrar em bares, baladas e beber álcool. Se você acha que seu intercâmbio sofreria por conta dessa limitação, indico procurar outro país ou aguardar um pouquinho mais antes de fazer seu intercâmbio. Se você não liga para isso, com certeza irá encontrar milhares de outras coisas para fazer na cidade que substituem o bar/balada.

      Nesse post existem dicas sobre em que bairro morar: http://asdebaunilha.com.br/2013/07/17/hospedagem-e-moradia-em-que-bairro-ficar-em-ny/

      Agora, Londres ou NY? Aí é com você! Cada um tem gostos e preferências diferentes! :D

      Beijos e bom intercâmbio!

  • Marisa January 3, 2014

    S E N S A C I O N A L!
    Descobri o seu Blog hoje de manhã, e pra você ter uma ideia, não estou nem conseguindo trabalhar (ahahahhahahahahahah), porque estou lendo e tentando absorver todas os seus posts PRECIOSÍSSIMOS, com informações muito boas.
    Pretendo ir pra Nova York ainda esse ano, se Deus quiser, fazer o meu tão sonhado intercâmbio. Sou apaixonada por teatro e cinema, e pela língua inglesa, e encontrei um programa de English + Acting por 3 meses, com uma Agência. Ainda não fechei, porque preciso pesquisar mais, e, principalmente decidir onde ficar.
    Queria uma dica sobre como fazer amigos por aí, porque, pelo que eu vi (ou pelo menos é o que muitos dizem), o pessoal aí é mais fechado, e eu tenho aquele jeito alegre brasileiro. Acho que onde eu estiver, vão olhar pra minha cara e dizer: “Essa veio do Brasil!…” Ahaushuahsuhaushauhsuhs

    Parabéns mais uma vez, e já me tornei fã desse Blog!
    Bjão!

    • Baunilha January 8, 2014

      Olá Marisa,
      Parabéns pela iniciativa de fazer o intercâmbio e pelo sonho realizado! As pessoas aqui são mais fechadas mesmo para fazer amizade amizade, mas é muito fácil conhecer pessoas por todo lugar, puxar conversa. Além disso, não se preocupe já que em cursos de curta duração, quem faz normalmente não mora em NY e quer mesmo fazer amigos, então vai ser suuuuuper fácil de você conhecer todo o pessoal do seu curso e montar a sua galerinha! Não esqueça de me chamar para a baladinha depois! Hahaha
      Beijos e boa viagem!!!

  • Ana Flávia Soares de Miranda June 9, 2014

    Que texto lindo, que vídeo perfeito!!! Qual o nome da música? Aaaaai, quero Nova York no final de 2015. Baunilha, o que você acha melhor: ir com ou sem agência? Obrigada! Sucesso ♥

  • Fernando Leonel August 20, 2014

    Bruna,

    Voltei de NY hj e decidi que tem que passar um tempo por ae trabalhando, para amadurecer.
    Tenho 26 anos sou engenheiro eletricista.

    Aonde via internet vc acha que consigo procurar emprego?

    Desde já muito obrigado pela ajuda.

  • Tuanni May 18, 2015

    Ola Bruna ! Enquanto voce estava fazendo o mestrado, conseguiu fazer estagio ? E o que voce fez apos terminar o curso? Continuou em Ny?

  • Jhennifer June 23, 2015

    Olá,
    Você já é a segunda pessoa que me confirma a agência do STB, quero fazer meu intercambio em 2018, meus pais estão meio assim… Mas quero começar a me programar, quanto você gastou em media ? Teve como trabalhar lá também ?

    Beijos.

    • Baunilha September 8, 2015

      Olá Jennifer,

      Como estudante só é possível trabalhar sem remuneração (trabalho voluntário) ou trabalhar na própria escola, então é importante que já venha com toda a grana que pretende gastar durante a viagem. A quantidade de dinheiro que irá trazer dependerá da cidade onde irá viver, tipo de intercâmbio que irá fazer, duração do intercâmbio e seu padrão de gastos, ou seja, varia para cada pessoa e é um cálculo pessoal que você deverá fazer. Faça um planejamento e junte toda a grana que precisa sem ter que contar com dinheiro de trabalhos nos EUA. Durante sua entrevista para o visto de estudante na embaixada, para tirar o visto terá que comprovar que tem condições de bancar sua estadia nos EUA durante o tempo do intercâmbio já que é ilegal trabalhar nos EUA como estudante.

Leave a Reply

Web Analytics