TOEFL: fazer antes ou durante o intercâmbio?

Informações Essenciais Intercâmbio

Recebi já alguns e-mails com essa dúvida e acho que, quando começamos a perceber a mesma dúvida se repetindo, é melhor transformar em post!

Todo estudante internacional que quer fazer cursos nos Estados Unidos – como faculdade, pós-graduação ou curso de extensão – precisa de prestar o TOEFL. O TOEFL é um teste de inglês que as escolas pedem para comprovar que o aluno tem um inglês suficiente para frequentar as aulas, é um teste de extrema importância!

O teste é composto de quatro partes: reading, writing, speaking e listening. No TOEFL não tem “passar” ou “repetir”, mas sim, você sempre consegu uma nota até 120, dependendo de quantos acertos faz. As notas que as escolas pedem para o TOEFL variam. O mínimo que você precisa para uma faculdade, no caso a Bowling Green State University, é 61. Mas se você não tiver afim de se formar em “boliche” (hahaha), no entanto, algumas das Ivy League, como MIT, Columbia e Harvard, exigem 100 pontos dos alunos como nota do TOEFL.

Lembrando que: passar no TOEFL não é sinônimo de entrar na escola! Está longe disso… Tirar a nota mínima que a escola exige para o TOEFL é mostrar que o seu inglês é bom o suficiente para entender as aulas. É parte mínima e obrigatória de um processo que é muito maior.

TOEFL teste

Mas vamos lá… já que temos que fazer o TOEFL de qualquer forma, é melhor fazer no Brasil ou nos Estados Unidos?

Diz a lenda, que o exame do TOEFL no Brasil é mais fácil. Eu fiz o teste no Brasil e nos EUA e achei super parecido, não notei essa diferença não. Eu vou contar a minha experiência e dizer o que funcionou para mim.

Pois então, eu queria fazer meu mestrado nos EUA e para isso precisava do TOEFL. Me inscrevi em um curso específico preparatório para o teste no CEL-LEP. O curso era uma vez por semana, com duração de uma hora e meia e eu fazia durante o horário do almoço do meu trabalho. Além de ser super pouco tempo, meu inglês estava enferrujado e eu mal estudava fora da classe – eu não tinha tempo nenhum, com trabalho, gravação do programa para a MTV, blog, amigos e namorado. No final, sem surpresas: não consegui a nota que precisava!

Tem gente que consegue… uma amiga minha durante a faculdade, fez o TOEFL no Brasil e passou. Mas ela super se matou de estudar, até largando a mão da faculdade em si.

Só uma observação aqui… O lugar onde eu fui fazer o TOEFL era completamente fora de mão, super longe, na periferia de São Paulo. Não sei o porque da escolha de colocar o teste lá…

Bom, resolvi para a segunda vez tentar fazer direito e, para isso, eu sabia que se continuasse com a minha rotina do jeito que estava, não ia rolar. Foi aí que eu me mudei para os “States”…

Grand Central

E em pouco tempo meu inglês melhorou muito mesmo. Isso porque você está vivendo em outra língua: qualquer coisa que você precise ir ou fazer agora é em inglês. Diferente da 1h30 por semana, o curso de inglês aqui é 20h por semana. Sim, é diário – segunda à sexta – e tempo integral. Ou seja 13 semanas no curso no Brasil equivalem a 1 semana do curso nos EUA. E sem ter que trabalhar já que eu tinha oficialmente voltado a ser estudante, ainda sobra tempo para estudar direito. Resultado: consegui facilmente a nota que eu precisava para o TOEFL!

Mas como eu disse, tudo depende… O teste é sim difícil! Vou adiantando. Mas não impossível. Se você se preparar bem, não importa aonde, você consegue a nota.

10 Comments Write a comment

Designer interativa, publicitária por formação e jornalista por vocação, Bruna Calheiros mudou para Nova York para fazer seu mestrado em Interactive Telecommunication pela Universidade de Nova York (Tisch-NYU). Hoje trabalha como UX Designer na Estée Lauder e sua paixão é viajar pelo mundo nas horas vagas.

10 Comments

  • Carolina March 17, 2013

    Vamos dizer que eu consiga uma nota BOA mas não tenho visto de estudante, só de turismo e negocios. É possivel estudar em uma universidade lá?

    • Baunilha March 17, 2013

      Olá Carolina,

      Dependendo da escola, você pode fazer cursos de curta duração (como cursos de 3 meses com aulas uma vezpor semana) com o visto de turista. Cursos certificados (graduação, pós-graduação, mestrado) ou cursos de período integral, apenas com o visto de estudante.
      Beijos!

  • Ana July 9, 2013

    Consigo o visto de estudante sem estar matriculada em uma escola lá? Ou primeiro tenho q me matricular? Quero fazer um curso de inglês lá justamente pra prova e ja arruma disculpinha pra ter o visto de estudante heheeh

    • Baunilha July 17, 2013

      Olá Ana,
      Não, você precisa estar matriculada em uma escola para depois tirar o visto de estudante.
      Beijos!

  • Danilo July 18, 2013

    Olá, Baunilha! O CAE funciona de maneira similar ao TOEFL para ingressar em uma universidade americana, ou tem que ter necessariamente o TOEFL?

    • Baunilha July 18, 2013

      Olá Danilo,
      O CAE é O Cambridge? Eu nunca fiz ele, mas pelo que ouvi falar, parece que ele é um pouco mais difícil que o TOEFL. Algumas faculdades aceitam ele como alternativa ao TOEFL, outras não. Então é melhor ver se a faculdade que você quer prestar aceita ele. O Cambridge é mais voltado para universidades na Inglaterra, mas ele também vale aqui nos EUA.
      Beijos

      • Danilo July 18, 2013

        Obrigado, Baunilha! Beijos!

  • Diana August 21, 2013

    Oi, parabéns pelo blog, adorei!
    Li este post e também o relativo a visto de estudante, só que ainda fiquei com uma dúvida: para ir fazer um curso de inglês nas férias, de pouca duração no caso, você sempre tem que entrar em contato com a escola aqui do Brasil, se matricular e tudo, e aí que vc solicita o visto de estudante?

    Estou com dúvidas sobre o visto que preciso para fazer um curso intensivo de curta duração em Miami, no caso pensei em fazer no Miami Dade Collage, só que não sei qual visto: de estudante ou de turista?
    E também visto de estudante dura 4 anos certo (nao para ficar la todo o tempo, mas no geral, segundo vc disse) e o de turista dura 10 anos… será que compensa tirar o visto de turista?

    Adorei saber mais sobre o TOEFL, estou pensando em fazer um curso intensivo e o teste no final.

    Obrigada pelas dicas!

  • Adriana September 4, 2013

    Olá Baunilha.

    Gostaria de saber em qual escola você fez o preparatório para o TOEFL.
    Ja estou morando em NY e procurando uma escola boa com um preço acessível.
    Hoje fui visitar duas escolas, a Zoni e a NY language center. Vc já ouviu falar? sabe se são boas?

    Super obrigada

    bjs

  • Marcelly Bitar June 1, 2015

    Oláaaaa…
    Bom, muito tempo que essa dúvida me persegue! Gostaria de saber se é possível fazer intercâmbio no último ano do ensino médio? (Nos Estados Unidos, seriam 4 anos de ensino médio, começando na 9ª série, 1º ano, 2º ano e 3º ano)
    Então já teria terminado aqui no Brasil! Isso me atrapalharia em alguma coisa? E lá, poderia fazer o TOEFL e o SAT? Sinto que seria um tempo de maior dedicação e familiarização em outro país,mas isso se for possivel, claro!

    Bejinhos…

Leave a Reply

Web Analytics