Entendendo como funcionam as peças da Broadway

Broadway

A Broadway ficou famosa por conta de seus musicais, mas se engana quem pensa que é só isso que rola no circuito. Existem também dezenas de peças-peças excelentes em cartaz na rua mais famosa dos Estados Unidos, e ainda outra dezena nos circuitos “Off-Broadway” e “Off-Off-Broadway”.

A maioria dos teatros da Broadway não se localizam literalmente nessa rua e sim, nas suas proximidades. Os termos “Off-Broadway” e “Off-Off-Broadway” também não se relacionam à localização geográfica do teatro em relação à Rua Broadway. Eles se relacionam, na verdade, ao tamanho do teatro, quantidade de assentos e, indiretamente, ao tamanho da produção.

peterandstarMusical “Peter and the Star Catcher” ganhador de 5 TONY da Broadway para o circuito Off-Broadway

Off-Broadway é uma denominação para peças em teatros um pouco menores do que os da Broadway, o que proporciona um ambiente mais intimista e assentos com melhor localização por um menor preço.

Os preços variam dependendo da categoria, não que seja “barato” apenas porque é “Off-Broadway”, mas é mais barato. Lembrando que o tamanho do teatro é diferente, uma vantagem dos teatros Off-Broadway é que a maioria dos assentos tem uma excelente visão do palco. Já nos teatros da Broadway, muitas vezes se paga um ingresso caro e por conta do tamanho do local, a visão acaba ficando comprometida.

As produções Off-Broadway também podem variar, podendo contar com muitos ou poucos aparatos, mas normalmente são também mais modestas, com foco no roteiro. Existem musicais no circuito Off-Broadway também, mas considero a grande maioria peças – dramas e comédias – com foco no diálogo.

talleysfollie_broadwaySarah Paulson (da série “American Horror Story”) na peça Off-Broadway “Talley’s Folly”

Sempre uso como regra geral uma comparação com o cinema. Os musicais da Broadway e suas grandes produções estão mais para os filmes “Blockbuster”, de ação, aventura e comédia que sempre geram grande bilheteria. Mas há também os dramas, aquelas produções menores, filmes indies, alguns mais cabeça, assim como os filmes indicados ao Oscar ou vencedores do Festival Sundance. Tanto na Broadway, mas principalmente Off-Broadway. Mas claro a regra tem exceção.

Muitas das peças Off-Broadway também costumam ter uma duração menor (apenas um ato). Por serem produções menores, algumas peças Off-Broadway ficam menos tempo em cartaz. Algumas duram poucos meses ou até mesmo semanas. Isso facilita a contratação de estrelas de Hollywood para papéis em peças que podem continuar na ativa em seu período de off season (quando estão entre as gravações de temporadas de séries ou entre projetos de longas).

avenueq_offbroadwayMusical Off-Broadway “Avenue Q”

bookofmormon_broadwayGrande destaque do TONY Awards musical da Broadway “The Book of Mormon”

Para quem se interessar por esse tipo de entretenimento, uma premiação indispensável é o TONY Awards, o Oscar do Teatro. Anualmente os melhores em cada categoria são premiados e é uma boa forma de descobrir peças excelentes para assistir.

Uma dica para quem está vindo para Nova York para ficar um tempo maior e quer entrar para esse mundo do teatro é se afiliar ao Theater Extras ou o Theater Mania. Por uma mensalidade anual, você se torna sócio e consegue comprar peças Off-Broadway, Off-off-Broadway e, de vez em quando, da Broadway, por apenas menor de US$5. Esse é meu segredo super secreto para assistir muitas das peças que estão em cartaz. Ingressos de estudante e loterias também são formas de economizar nos ingressos.

Links essenciais:

 

No Comments Write a comment

Designer interativa, publicitária por formação e jornalista por vocação, Bruna Calheiros mudou para Nova York para fazer seu mestrado em Interactive Telecommunication pela Universidade de Nova York (Tisch-NYU). Hoje trabalha como UX Designer na Estée Lauder e sua paixão é viajar pelo mundo nas horas vagas.

No Comments

Leave a Reply

Web Analytics