Emprego e estudo. Se fosse fácil, não seria Dubai.

Dubai

Intercâmbio em Dubai é quase inexistente.

Para se viver em qualquer país do mundo por anos, é preciso um visto. No caso dos Emirados Árabes Unidos, é possível obter um visto de residente pelo seu empregador, pelo marido (mulheres casadas), como empresário/empreendedor ou como um Emirati (quem nasce no país e tem as origens locais).

Para um jovem ou uma jovem que queira fazer intercâmbio, é fácil reconhecer qual opção acima é a mais fácil e viável de se obter visto: arranjando um emprego. PORÉM, Se você vem para estudar, existe um visto específico para estudante e este visto, impede qualquer tipo de trabalho.

Dubai_jobsFonte: Dubai Metro

Ou seja, se estuda não pode trabalhar por lei e sem trabalho não dá pra bancar por muito tempo o custo de vida de Dubai. =/

Meu MBA é executivo, ou seja, tenho meu visto pelo empregador e posso fazer cursos fora do horário de trabalho.

AD20120820495554-1-DUBAI,_UNITED_AFonte: The National

Se você teve a brilhante idéia de fazer freela, saiba que para oferecer trabalhos como freelancer, é necessário ter um visto de dono de negócio para ser pago por aqui. Parece que existe um tipo de visto para qualquer atividade??? Sim. Segue uma listinha com os vistos mais populares (encontre mais opções de vistos aqui):

  • visto de 4 dias
  • visto de turista
  • visto de visita
  • visto de estudante
  • visto de trabalho temporário
  • visto de residente
  • visto de empreendedor

94672044Fonte: The National

Para quem ainda tenta dar o jeitinho brasileiro e sugere renovar o visto de turista ou visita, saiba também que, ambos os vistos, podem ser renovados apenas uma vez, indo até a borda do território de Oman, e depois disso, só é possível entrar novamente no país após 90 dias.

Essa burocracia é irritante, mas quando tudo se ajeita, tem sempre um outro lado para se analisar: os Emirados Árabes Unidos são o país mais seguro de se viver. Mais de 85% da população é expatriada e a galera vem pra trabalhar, sem trabalho, ou sem família, ninguém fica no país. Isso reduz o número de vagabundos na rua, que se multiplica em outros fatores como índice de furto, alcoolismo, pobreza, etc. Acho uma idéia muito bem amarrada para preservar a convivência da sociedade por aqui. Claro que, quando se está do outro lado, tentando se manter no país, essa burocracia é bem irritante.

downtown_dubai_widescreen-wideFonte: The National

Resumindo, não é fácil querer estudar em Dubai e se sustentar sozinho(a). Minha recomendação é que estudantes façam seus cursos em escolas, universidades internacionais que possuam sede em Dubai para que haja uma rotação entre os campus. Escolas como Insead, Manchester, Hult International Business School, London Business School, CASS, entre outros já se instalaram em Dubai/Abu Dhabi.

6 Comments Write a comment

Conhecida como @LudFigueiredo, Ludmilla adora tudo o que é culturalmente diferente. Saiu de São Paulo para morar em Dubai, descobriu a origem russa (isso mesmo!) de seu nome e convive com todos os tipos de nacionalidades. Atualmente, equilibra a vida com o trabalho, o MBA e muita novidade que a experiência internacional tem para oferecer. Dicas e curiosidades sobre a tão moderna cidade de Dubai e a cultura árabe, você confere aqui!

6 Comments

  • Nara Alves May 19, 2014

    Ola
    Meu marido foi convidado a trabalhar em dubai, a empresa deu visto como de custume para ele e familia mas nao sei se posso trabalhar com esse visto. sera que vc pode me da essa dica. pois gostaria de pegar um part time em hotelaria.
    grata
    nara

  • Carolina Oliveira May 31, 2014

    Oi Lud, td bom?
    Tb sou brasileira, tb morei e estudei em NY, na NYU e agr to me mudando pra Dubai com o meu namorado. Chego aih em 2 semanas.
    Adorei seu blog. Adoraria te conhecer pessoalmente e fazer novas amigas brasileiras.
    Vc tem gostado daih?

    Bjos,
    Carol

  • antonio manuel moniz garcia June 8, 2014

    ok

  • Marcele Marinheiro October 22, 2015

    Olá Ludmilla :)
    Interessante o post ! Estou querendo muito uma oportunidade de trabalho em Dubai , mas o receio é sempre gde justamente por nao saber por onde comecar :/
    <voce tem aguma dica de sites onde possa dar meu primeiro pequeno passo ?

    Tenho tbm cidadania italiana e atualmente moro em Stockholm (mas ta osso arrumar algo por aqui, o sueco é o requisito principal para arrumar algo !
    Agradeco qq info ! :)

  • Nicolau January 26, 2016

    Gostaria de trabalhar nova York sou DX militar do exército trabalho atualmente com rodotrem de combustiveis

  • marcelo angolano March 10, 2016

    venho por meio desta, solicitar a informação ,se há algum programa que possa possibilitar Intercâmbio em dubai. ou bolsa de algum programa.
    Procuro um curso de Inglês e um possível estágio na área jurídica, em DUBAI.
    Pois acredito nas palavras de Ghandy que dizem :

    Um grande passo para a vitória é a vontade de crescer”.
    Dessa forma já sou um vencedor.

    Att.Marcelo batista de oliveira

    grato!!

Leave a Reply

Web Analytics