Variedade gastronômica – A culinária do Oriente Médio e um pouco de tudo do mundo afora

Dubai

Sei lá porque fiquei tão feliz em começar este post! =p

Falar de comida é sempre bom, especialmente quando a comida é diferente…e boa!

A variedade de comida asiática em Dubai é bem grande por estar numa área central que dá acesso aos países asiáticos (Malásia, Filipinas, Thailandia, China (ótimo relacionamento com o país) etc). Além disso, restaurantes de todo o mundo a gente encontra aqui. Ben’s Cookies e Rich London, da Inglaterra, Burger Fuel, da Nova Zelandia, Shake Shack, iHop, Beachcombers,  e mais dos EUA, e assim por diante.

Mas, e aquela comidinha que não é um hamburger, ou que não vem padronizada por meio de franquias? Bom, fiz uma seleção só pra começar pois a lista de países e tipos de pratos é grande. Do Paquistão ao Líbano, segue um “Top 5” pra vocês a seguir, mas o post de hoje é sobre o “Mandi”, prato do Yemen.

bait-al-mandi-chicken-mutton-rice

Fonte: Mithun on the Net

O mais tradicional é comer no chão. Afinal, vamos comer com estilo, galera! Eles tem as divisões e o chão é revestido com carpete. O plástico que vai por baixo, é a coisa mais prática que já vi. Todo mundo derrama arroz ou precisa despejar os ossos da carne ou frango. A galera põe em cima do plástico mesmo e quando o garçom retira, ele só pega o plástico de ponta a ponta e já tá tudo embrulhado pra jogar fora!

image067-1

Fonte: Nadia Masood

O Mandi é uma mistura de arroz com condimentos, carne ou frango no topo (mais comum é carne de carneiro) e acompanha iogurte e um molho de tomate (estilo vinagrete) mais apimentado, sopinha e saladinha de rúcula, cebola e pepino. O que torna o Mandi mais especial é que a carne é cozida no estilo “tandoor”, um “forno a lenha” especial da região, que amolece a carne com a fumaça por algumas horas. O Tandoor é uma das principais formas de cozimento na Índia, também.

tandoor

Fonte: Examiner.com

Cada país do Oriente Médio possui uma especialidade apesar de superficialmente acharmos que aqui é tudo kibe e esfiha, tabule e coalhada! (homenagem ao Habib’s por nos ensinar tanto sobre o mundo árabe!)

Bom, assim como no Brasil o acarajé é mais famoso na Bahia, cada país do Oriente Médio tem uma culinária específica que vale a pena conhecer.

 

2 Comments Write a comment

Conhecida como @LudFigueiredo, Ludmilla adora tudo o que é culturalmente diferente. Saiu de São Paulo para morar em Dubai, descobriu a origem russa (isso mesmo!) de seu nome e convive com todos os tipos de nacionalidades. Atualmente, equilibra a vida com o trabalho, o MBA e muita novidade que a experiência internacional tem para oferecer. Dicas e curiosidades sobre a tão moderna cidade de Dubai e a cultura árabe, você confere aqui!

2 Comments

  • Janaina Helena August 26, 2013

    Muito legal o post. Agora que vi que quem escreve sobre Dubai é outra pessoa… já ia perguntar para a Baunilha o que ela tava fazendo do outro lado do mundo.

    • Lud Figueiredo August 28, 2013

      Oi Janaina, pois é escrevo com a Baunilha e moro em Dubai. Obrigada pelo elogio! =)

Leave a Reply

Web Analytics