Transporte: Como circular em Nova York

Desde a primeira vez que eu vim para Nova York passar 15 dias de férias, eu aprendi rapidinho como funcionava o sistema de metrô daqui e minha vida mudou! Tudo bem, o metrô de São Paulo é mais limpinho e moderno, mas o metrô de Nova York funciona 24 horas, é seguro e te-leva-para-tudo-quanto-é-lugar!

É muito fácil mesmo circular por Nova York. Existem estações de metrô para todos os lugares e quase que em toda esquina. Mas a melhor maneira de conhecer a cidade ainda é caminhando!

Manhattan é a ilha principal com 22km de comprimento, 3,5km de largura e – o melhor – plana! Ou seja, sem se cansar, você consegue facilmente passear pela cidade e visitar os principais pontos. Além de seguro dia e noite, é muito gostoso fazer isso pois o que não faltam são lojas, restaurantes, galerias de arte, praças e muita coisa a ser fotografada. Eu, por exemplo, adoro sair de casa sem destino, andar e descobrir lojinhas em ruas que nunca prestei muita atenção.

081613andar-new-york

Para circular na cidade, em 3 minutinhos você consegue entender qual a lógica da ilha e saber que direção deve tomar para o lugar que está indo:

  • Primeiro tenha em mente o mapa de Manhattan com o Central Park como ponto central. As ruas e avenidas da ilha – com algumas exceções, como a Broadway (cruzando a cidade na diagonal) e Lower Manhattan – são como uma grade e são numeradas. Mega inteligente. Aqui eles respeitam bastante a bússula, parece que cada nova iorquino tem uma instalada no cérebro e sabe muito bem o que está fazendo, mas o funcionamento é o seguinte.
  • As Ruas seguem de Leste a Oste, começando logo após a Houston Street (Lower Manhattan) com a chamada 1st Street, depois a 2nd Street e assim por diante até a 220th Street.
  • Já as Avenidas seguem do Norte para o Sul, começam na Avenue D, depois C, B e A e depois disso seguem pela mesma lógica que as ruas, da 1st Avenue até a 12th Avenue. De uma olhadela no mapa que vai sacar rapidinho!

Tendo isso em mente só falta a terminologia do metrô para saber para que lado você vai. Não importa onde você esteja, se quer ir para uma rua no Norte (algum número mais alto de onde você está agora) é Uptown, o contrário, para o Sul (alguma rua com um número mais baixo de onde você está) é Downtown.

Ou seja, tanto no metrô, como andando nas ruas, de você está na 34th Street e quer ir para a 56th Street, você vai Uptown. Agora, a 5th Avenue divide a ilha em dois lados East Side e West Side. Se você quer ir de um lado para o outro, é Crosstown.

081613metro-new-york

Com o metrô é a mesma coisa, tenha sempre o mapinha das linhas do metrô no bolso e consulte a linha mais próxima para o lugar que deseja ir. Feito isso, é só escolher Uptown ou Downtown e esperar o próximo trêm.

Não importa o que veio fazer em NY, compre o MetroCard ilimitado em qualquer estação do metrô. O bilhete de 7 dias custa US$30 e 30 dias (o que eu compro todo mês!) US$112. Assim você fica livre para pegar o metrô quantas vezes quiser no mesmo dia.

Só não se esqueça que, se passar o cartão sem querer e não entrar ou entrar na estação errada, precisa esperar 18 minutos para passá-lo novamente.

081613taxi-new-york

Taxis também são bem baratos mas, assim como os ônibus, enfrentam o trânsito da cidade (que é super lento!!!). Apesar do metrô ser 24 horas e ser seguro, recomendo pegar um taxi na volta da balada ou do barzinho de madrugada.

Isso porque, devido à não tão alta quantidade de pessoas circulando essas horas, existem menos trens também e você pode ficar até 20 minutos na plataforma aguardando pelo próximo trêm.

Se você tiver que transferir de linha então… Por exemplo, eu moro em Midtown e adoro sair no Brooklyn, mas cada vez que eu volto de lá de madrugada leva cerca de 1 hora para chegar em casa!

(Post originalmente publicado no blog Embaixador STB, Imagens: Getty Images)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

The following two tabs change content below.

Baunilha

Paulista e blogueira, Bruna Calheiros, também conhecida como Baunilha, é publicitária e apaixonada por games, seriados, HQ, cinema, design e arte. Com projetos promissores e vontade de aproveitar tudo o que o mundo tem para oferecer, Baunilha se mudou para Nova York onde cursa seu mestrado em Interactive Telecommunications na Tisch/NYU.

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current month ye@r day *