Como encarar a época do Ramadan em Dubai

Dubai

Resumindo muito, o Ramadã or Ramandan é como uma quaresma para os cristãos. Um período de reflexão e purificação. Como o Ramadan segue o calendário lunar, a cada ano ele começa 10 dias antes, de acordo com a posição da lua. Por 30 dias, os muçulmanos ficam em jejum desde o amanhecer lá pelas 4:30 da manhã, até o pôr-do-sol, cerca de 7 da noite. Isso inclui comer, beber, fumar, ter relações sexuais, etc.

Eles não podem nem beber água. Esse é um gesto de sacrifício para se purificar, para repensar o que é certo e errado, redimir os pecados e pensar mais nos outros, principalmente os mais carentes e necessitados.

O processo para eles não é fácil: as pessoas às vezes ficam irritadas, se desconcentram no trabalho, trocam o horário de dormir, mas num geral, fazem isso porque acreditam e levam uma vida normal mesmo de jejum.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAFonte: Minivan News

Em respeito aos muçulmanos, o comércio de alimentos durante o dia “fecha”. Na verdade, já foi bem pior. Hoje, existe uma licença para restaurantes operarem normalmente durante o Ramadan, porém, completamente cobertos para ninguém ver pelo lado de fora. A maioria serve delivery. Esqueça almoçar no shopping. A licença não vale. Só delivery funciona, novamente.

Quando se pode comer, o chamado Iftar, tudo volta ao normal e os estabelecimentos ficam abertos até mais tarde, pois é possível fazer um banquete durante o jantar ou comer um pouquinho e depois comer mais de madrugada, o tal sukhoor.

Quando o Ramadan acaba, tem um feriado chamado Eid, que também depende da posição da lua. Quando ela aparece, o feriado começa. Eles se preparam como se fosse ano novo. Dão presentes, se vestem com roupa nova, celebram e visitam família e amigos. As ruas ficam cheias de gente celebrando a noite, passeando de carro com música alta.

A energia é muito boa!

 

No Comments Write a comment

Conhecida como @LudFigueiredo, Ludmilla adora tudo o que é culturalmente diferente. Saiu de São Paulo para morar em Dubai, descobriu a origem russa (isso mesmo!) de seu nome e convive com todos os tipos de nacionalidades. Atualmente, equilibra a vida com o trabalho, o MBA e muita novidade que a experiência internacional tem para oferecer. Dicas e curiosidades sobre a tão moderna cidade de Dubai e a cultura árabe, você confere aqui!

No Comments

Leave a Reply

Web Analytics