Como renovar o passaporte fora do Brasil

Planejando a Viagem

Essas últimas semanas tive que correr atrás dos documentos para renovar meu passaporte brasileiro que vence em Janeiro do ano que vêm. Como eu pretendo ir para o Brasil no Natal e não é recomendado viajar com o passaporte com menos de 6 meses de validade, eu fui renovar o meu.

Foi a primeira vez que renovei meu passaporte estando fora do Brasil. A possibilidade de renovar o passaporte em outro país não é apenas útil para quem estiver morando fora não, mas também, por exemplo, para quem perder o passaporte em uma viagem, ou tive-lo extraviado.

O processo é super simples! Veja as instruções a baixo, mas lembre-se sempre de entrar no site do consulado brasileiro mais próximo de você para ter certeza que o processo é o mesmo (esse no caso foi para o consulado brasileiro em Nova York) e que nada foi mudado.

passaporte-brasileiro

Resumindo, os passos para tirar um novo passaporte brasileiro nos Estados Unidos são:

Passo 1)

– Preencher um formulário online disponível no site do consulado brasileiro. Aqui está o link do formulário online, mas confere antes se esse link ainda é válido, ok?

Passo 2)

– Marcar a entrevista com o consulado brasileiro. No caso de Nova York, é só mandar um email para agendamento.novayork@itamaraty.gov.br com o nome completo, número do protocolo de preenchimento do formulário online, data de nascimento e telefone de contato.

Passo 3)

– Tirar uma foto estilo passaporte 2×2 polegadas (inches) com fundo branco.

– Fazer uma money order no correio americano nominal ao consulado brasileiro de US$80 (para primeiros passaportes ou se você apresentar o passaporte anterior) ou US$160 (se for o caso de passaporte extraviado, roubado ou danificado).

– Um envelope express mail (flat rate) do correio americano, selado e autoendereçado, para a remessa do passaporte pronto. Com isso você evita uma viagem adicional ao Consulado.

– Organizar todos os documentos necessários para levar na entrevista. Além do protocolo, foto, money order e envelope que você já separou, também é necessário sua certidão de nascimento, título de eleitor com o recibo da última eleição (ou quitação) e passaporte brasileiro anterior. Existem outros documentos para casos especiais, como passaporte extraviado (outra carteira de identidade válida com foto), menores de idade (documentos de identidade dos pais e autorização dos pais para concessão do passaporte), homens (documento militar).

Passo 4)

– Ir na entrevista com todos os documentos, protocolo de confirmação, email mostrando o agendamento da entrevista, money order e envelope. O agendamento da entrevista é a garantia que você será atendido naquele dia, então não se atrase! Porém, a fila é grande e a espera é longa.

consulado-brasileiro

Conclusão:

Não esqueça de fazer cópia de todos os documentos e levar junto com os originais. No dia da minha entrevista, eu fiquei mais de uma hora lá esperando ser atendida, mesmo chegando no horário da entrevista, portanto… leve um livro! Depois de tudo certinho, voltei para casa e o meu passaporte chegou em 5 dias úteis pelos correios, achei super rápido!

Existem vários outros por menores que vale a pena você dar uma olhada no site se estiver mesmo no processo! Mas espero que esse post ajude já a você se orientar e saber suas opções para se algum dia estiver nessa situação também. E se você estiver em Nova York, esse é o site da nossa embaixada brasileira!

* Photos by Sem Paradeiro & betta design, available under a Creative Commons Attribution.

7 Comments Write a comment

Designer interativa, publicitária por formação e jornalista por vocação, Bruna Calheiros mudou para Nova York para fazer seu mestrado em Interactive Telecommunication pela Universidade de Nova York (Tisch-NYU). Hoje trabalha como UX Designer na Estée Lauder e sua paixão é viajar pelo mundo nas horas vagas.

7 Comments

  • Thalita Molina October 28, 2013

    Olá, Gostaria de saber uma boa indicação para tradução juramentada de diploma de faculdade e os históricos escolares. Eu vi no blog dos Embaixadores STB que seus pais fizeram isso para você. Você pode indicar o lugar? Gostaria de fazer em um lugar de confiança. A tradução juramentada é para a língua inglesa, para aplicação em Universidade Americana. Obrigada, Thalita

    • Francisco December 30, 2013

      Olá Thalita, eu já precisei fazer validação de diplomas p uma universidade americana e eu fiz a tradução juramentada no Brasil e depois contratei a empresa Educational Perspective p fazer avaliar a equivalência de diploma. No caso, eu solicitei a universidade uma lista de empresas aprovadas por eles p a equivalência.

    • marcia Stubblebine March 10, 2015

      Por favor, envie me um email.
      Tenho experiencia em traduzir esses documentos.
      Moro na California ao redor de San Francisco. Poeremos fazer tudo direitinho por email.

      Abracos,

      Obrigada
      ate breve

  • Janaina Rodrigues Gomes May 8, 2014

    Bom dia,

    Gostaria de saber como fazer para renovar meu passaporte na Itlaia/ Milao visto que entrando no site q me passaram via telefone aqui na Italia (www.itamaraty.gov.br)não encontro na pagina onde preencher o formulario.

    Agradeco desde ja
    Cordiais saudaçoes Janiana Rodrigues Gomes

  • Karina November 10, 2015

    Uma dúvida: eles reteram o seu passaporte antigo na embaixada enquanto faziam o outro?

  • Camilo Freire April 29, 2016

    Oi Baunilha, boa ideia e super util colocar todas essas informações aqui, de forma clara, e sem rodeios (“no-nonsense”!) Eu também moro em Nova Iorque e já fiz e renovei passaporte aqui, mas agora tenho que renovar outra vez, e os caminhos cibernéticos me trouxeram aqui a teu blog!

    E agora estou aqui me intrometendo no teu guia só porque eu falo pelos cotovelos, e não podia deixar passar essa oportunidade de dar uma de esperto! ;-) E além disso, também pra dizer que o consulado pode ajudar com outros documentos, incluindo uma identidade para o brasileiro vivendo aqui, chamada carteira de “matrícula consular”. Fora isso também pode-se mudar o título de eleitor, para votar daqui durante eleições presidenciais (que é dever civil do cidadão brasileiro, mesmo residindo no exterior. Mas tem que fazer com antecedência…)

    Ia dizer também que eu ja renovei o passaporte sem entrevista marcada. Não é a melhor opção, mas em caso de aperto, pode ir sim. Quando abrem de manhã eles distribuem senhas em ordem de chegada para quem não tiver consulta marcada, então vale a pena chegar cedo.

    E finalmente, e sem querer ser chato, queria só dizer que aqui em Nova Iorque não tem “Embaixada” não, mas “Consulado.” Embaixada é sempre na capital do país (até onde eu saiba…) ou seja, a única Embaixada do Brasil nos EUA fica em Washington D.C. Em outras cidades importantes e com populações grandes de brasileiros, a representação oficial do país é o “Consulado”, como o nosso aqui de Nova Iorque.

    E finalmente, não é pra pôr a mão no fogo por nada que eu tenha dito! Eu não trabalho pro consulado e sou só metido a espertinho mesmo, mas qualquer caso sério precisa mesmo de uma consulta ao site do consulado, pois meu papo furado não vem autenticado não! ;-)

    Obrigado aí pelas dicas e boa sorte com teus estudos, deste outro “gamer” de carteirinha…

  • Claudia July 29, 2016

    Oi achei seu blog. Porque necessito renovar meu passaporte tambem moro em NY. So que eu nao voto a umas 2 ou 3 eleicoes. Como faco ?
    Obrigada.

Leave a Reply

Web Analytics