Como aplicar para universidades norte-americanas | Curso Online – Não perca!

Intercâmbio

O Coursera, sites de cursos online que conta com parceria com grandes universidades dos Estados Unidos e do mundo, está oferecendo uma aula de “Como aplicar para universidades norte-americanas”. 

O curso “Applying to U.S. Universities” foi criado pela Universidade da Pensilvânia (Ivy League, uma das melhores dos EUA!!) para ajudar as milhares de pessoas que como eu têm o sonho de fazer uma faculdade ou pós-graduação nos Estados Unidos. Se esse também é o seu sonho, mesmo que seja para o futuro, não deixe de se inscrever nessa aula online – que é completamente gratuita – e acompanhar os vídeos para entender o processo. O processo de inscrição em uma universidade no exterior é completamente diferente do processo no Brasil. Mesmo nos Estados Unidos, o processo é diferente entre as faculdades americanas e mesmo na mesma faculdade, existem processos diferentes entre cursos diferentes.

penn1

Por exemplo, eu e meu namorado aplicamos para fazer pós-graduação na New York University. Ele aplicou para MBA e eu para MPS. Entre os requerimentos para o curso dele estavam o GMAT e duas redações diferentes, entre diversas outros documentos, currículo e etc. No meu caso, eu não tive que fazer o GMAT, mas o TOEFL (pois sou estudante internacional), preparar um portfólio online e escrever apenas uma redação (entre diversos outros documentos, mas essas eram as diferenças mais drásticas).

Bom, já deu para entender como cada curso e faculdade tem requerimentos diferentes e, por mais que eu queira ajudar as centenas de leitores que me mandam emails com dúvidas sobre como aplicar para uma facul, é impossível.

penn3
Mas se você acha que só mandar os documentos eles pedem bonitinhos que está tudo certo, não é bem assim. Esse curso fala também do que o pessoal das faculdades estão procurando em um candidato e o que eles olham enquanto analisam a sua candidatura. Além disso outros assuntos abordados no curso são:

  • Faculdades procuram alunos que irão se encaixar na cultura da faculdade e porque isso é importante
  • Usando rankings para decidir em que faculdades aplicar
  • Como universidades avaliam candidaturas de maneiras diferentes
  • Entrevistas com diversos profissionais que olham e escolhem as candidaturas
  • A importância da redação onde você fala porque quer cursar aquela faculdade (self-assessment)
  • Optando por cursos não acadêmicos
  • Identificando suas qualidades e pontos de fraquezas
  • Criando uma lista das escolas para aplicar
  • Conseguindo ajuda no seu país para bolsas de estudo e assuntos em geral
  • Como pesquisar faculdades e tirar proveito dos recursos da pesquisa
  • Como escrever uma boa candidatura para faculdade
  • Conseguindo boas cartas de recomendação
  • Entender os formulários e documentações importantes para o processo seletivo

penn2

A maioria dos cursos que eu fiz na Coursera conta com legendas em português. Não consegui descobrir se esse também, mas em todo caso tem legenda em inglês, é ótimo para já ir treinando seu inglês!

O curso online começa dia 16 de Março, mas é possível também pegar o curso já começado e assistir os vídeos. Não perca essa oportunidade! Aqui tá o link para o curso, agora só depende de você!

1 Comment Write a comment

Designer interativa, publicitária por formação e jornalista por vocação, Bruna Calheiros mudou para Nova York para fazer seu mestrado em Interactive Telecommunication pela Universidade de Nova York (Tisch-NYU). Hoje trabalha como UX Designer na Estée Lauder e sua paixão é viajar pelo mundo nas horas vagas.

1 Comment

  • iara December 12, 2014

    Bom dia !!!! Gostaria de saber se possui informações sobre como aplicar em universidades americanas para Mestrado.

Leave a Reply

Web Analytics