Sleep No More: Uma atração diferente de tudo o que você já viu

Arte & Cultura Nova York

Essa é sempre uma das minhas principais dicas para quem visita Nova York: Sleep No More. Seguido vem a pergunta “O que é isso?”. A resposta? Uma mega produção imersiva e interativa, que é difícil de explicar sem vivenciar.

Se alguém te perguntar para descrever o “cheiro de carro novo”, como você o faria? Difícil né? Quando uma coisa é tão diferente das outras que estamos acostumados, você começa a tentar descrever por aproximação e comparação, mas nunca consegue uma descrição exata. Isso é o “Sleep No More”, uma experiência surpreendente, diferente e única que existe em Nova York.

Sleep No More'

O preço é alto e os descontos são inexistentes, mas vale cada Obama gasto. Punchdrunk é a companhia de teatro responsável por essa adaptação de Macbeth em estilo de um filme noir ao vivo. Uma gigantesca instalação teatral completamente imersiva, que se apropriou de um depósito vazio e transformou em um fabuloso e sombrio hotel abandonado na região do Chelsea.

 

Ao chegar no The McKittrick Hotel (uma referência ao filme Vertigo), você faz seu check-in na recepção e segue por um corredor labiríntico e escuro que te leva até o bar do hotel. Esse conta com uma decoração que te faz voltar na década de 1930. No bar, uma banda jazz toca ao vivo e você pode tomar uns bons drinks antes de sua aventura começar.

Punchdrunk é a companhia de teatro responsável por essa adaptação de Macbeth em estilo de um filme noir ao vivo.

O ambiente que você está para ver é totalmente indescritível. Imagina só se Edgard Allan Poe, Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick (O Iluminado) e David Lynch fossem convidados para criar a Mansão Mal-Assombrada de Disney World. Esse clima dark e macabro criado é cada vez mais intensificado.

 

Continuando a jornada, a audiência recebe máscaras brancas e distorcidas, ao estilo De Olhos Bem Fechados. Durante toda a performance, você deverá utilizar essa máscara e não é permitido falar dentro do hotel. Os atores não estão mascarados, e assim que você consegue distingui-los no meio da multidão.

 

A partir do momento que você colocar a sua máscara, começa sua aventura pelos 4 andares, 9,300 metros quadrados e mais de 100 quartos meticulosamente decorados.

 

São 3 horas que você tem para andar livremente por esse ambiente minimamente iluminado, perseguir os atores que se movem por diferentes quartos e andares, explorar e mexer em tudo o que se vê pela frente, perdendo um tempo considerável em apenas um dos diversos quartos. Assim você passa sua jornada, tentando juntar as peças que aparecem a sua frente, como em um quebra cabeça, a fim de entender um pouco mais da história que está acontecendo ao seu redor. Você passeia à sua velocidade, decidindo onde ir e o que ver, fazendo cada um ter sua própria jornada pelo hotel.

 

Já que a linguagem foi abandonada no bar do The McKittrick Hotel, nós acabamos sendo forçados a imaginar a narrativa, tentando montar uma linha de pensamentos e fazer sentido entre os eventos que estão se passando por todos os cantos do hotel.

 

Sleep No More

Website
* Endereço: The McKittrick Hotel – 530 West 27th Street / Nova York, NY
* Preço: US$95,00 +

 

PS: Siga meu dia-a-dia no Instagram e aproveite para curtir a página no Facebook!

 

(Post originalmente publicado por mim no Blog do Intercâmbio)

No Comments Write a comment

Designer interativa, publicitária por formação e jornalista por vocação, Bruna Calheiros mudou para Nova York para fazer seu mestrado em Interactive Telecommunication pela Universidade de Nova York (Tisch-NYU). Hoje trabalha como UX Designer na Estée Lauder e sua paixão é viajar pelo mundo nas horas vagas.

No Comments

Leave a Reply

Web Analytics